Secretárias da Força Jovem Pernambuco levam carinho, atenção especial e doações aos idosos do Centro Geriátrico Irmã Clementina
A juventude é algo passageiro em nossa vida e a cada dia amadurece na parte intelectual e física. Mas, como o Brasil vê este amadurecimento? Como é tratado o idoso em nosso país? Hoje, presenciamos em revistas e matérias de jornais o desamor pela terceira idade, uma fase da vida em que todos nós iremos passar.
Muitos senhores e senhoras que deram a vida pelos filhos, hoje são abandonados em asilos ou instituições em situações precárias e sem estrutura mínima para acolhê-los. Mas, nem tudo está perdido. Há boas instituições dispostas a cuidar e tratar a terceira idade com todo respeito e carinho que elas merecem.
A manhã ensolarada de sábado, 12 de março, foi repleta de solidariedade, amor e carinho. O grupo de secretárias voluntárias da Força Jovem Pernambuco visitou o Centro Geriátrico Irmã Clementina, entidade pertencente à Santa Casa de Misericórdia de Recife, levando esperança e fé aos idosos do local.
O centro atende idosos com idade igual ou superior a 60 anos, quando verificada a inexistência de grupo familiar, casos de abandono, maus tratos ou carência de recursos. A coordenação do Centro é realizada pelo Serviço Social, que é responsável pelo ingresso dessas pessoas a entidade. Atualmente a instituição tem capacidade para atender 34 idosos.
“Quando recebemos visitas ficamos muito felizes, pois é a prova que existe alguém que ainda se importa com os idosos. Estou muito grata pelas doações e por essa companhia tão especial”, declara dona Maria de Lourdes da Silva, 64 anos, uma das moradoras do Centro.
Para a assistente social do Centro, Manuelina Ribeiro, as visitas são para os moradores como uma terapia. Ela diz, que quando os voluntários partem, os idosos ficam ansiosos para que eles retornem logo. “Para eles, é como se cada um desses visitantes fosse um filho, irmão, um ente querido que viesse visitá-los. Eles se sentem acolhidos e aliviados; se sentem amados. Durante esses encontros acontecem trocas de experiências e emoções que refletem também na vida de cada visitante”.
Além das doações de fraldas descartáveis geriátricas e kits de higiene bucal e pessoal, as secretárias transmitiram mensagens sobre a fé professada na crença no Senhor Jesus e orientações sobre não guardar mágoa e rancor, um dos principais sentimentos relatados por eles durante a visita.
De acordo com Ana Beatriz, líder do grupo no estado, a presença da equipe representa muito mais do que uma simples visita para eles. “É bom vermos nos olhos deles esse sentimento de alegria. Para mim, é um grande prazer fazer esse trabalho, pois me sinto feliz em poder compartilhar com eles momentos felizes”, relata.
“E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo.” (Gênesis 25.8).
Por Pedro H. Cunha
Lindo trabalho!
ResponderExcluirDeus há de honrar.
Acesse o blog das secretárias:
http://fjblogger.com/secretariasforcajovembrasil/?p=842
Publicamos essa matéria em nosso blog!
Beijos
Foi uma manhã muito agradável, ouvimos algumas histórias, alguns desabafos, mas principalmente levamos a alegria do Senhor Jesus àqueles idosos. Representar o nosso Senhor através de ações é infinitamente mais agradável do que apresentá-lo com as nossas palavras, tenho certeza de que quem esteve presente, saiu dali com um outro olhar para com os idosos e algumas reflexões a se fazer.
ResponderExcluirLevar a conscientização do respeito à 3ª idade, foi o nosso objetivo e sei que ele foi alcançado. Agradeço as meninas que estiveram presentes conosco, as que não puderam comparecer, mas ajudaram com a arrecadação dos materiais e a você que nos ajudou doando algo para ser levado no dia.
Deus nos abençoe!
“O prêmio da boa ação é tê-la praticado.” (Sêneca)